Os melhores RPGs móveis apresentam, pelo menos em alguma capacidade, tropos comuns que também podemos ver em seus irmãos de PC e console. Conte com mundos abertos, histórias longas e envolventes, personagens com um alto nível de profundidade e sistemas complexos para aprender. Claro, existem muitos ‘RPGs’ no celular que não apresentam nenhuma das opções acima, mas eles não aparecerão nesta lista.

No entanto, ao contrário de muitos outros gêneros móveis, você provavelmente terá que desembolsar um bom dinheiro para a maioria dos jogos desta lista. Isso ocorre porque os RPGs são, normalmente, experiências muito longas, e a maneira como são projetados não (e não deveriam) se traduzir bem em free-to-play.

O que você vai conseguir, no entanto, é um grande retorno para seu investimento. Nossas escolhas variam de excelentes exclusivos para celular a portes de clássicos do gênero, e cada um deles exala qualidade e conteúdo. Tanto é verdade que você pode querer reservar uma semana de folga do trabalho ou fazer um trajeto mais longo. Estamos nisso com você por um longo tempo.

GENSHIN IMPACT

Breath of the Wild torna-se JRPG em Genshin Impact, a última entrada na série ‘Impact’ que também apresenta o Honkai Impact 3rd para dispositivos móveis. Você coletará um monte de personagens, explorará um mundo aberto e lutará em masmorras.

ANOTHER EDEN

Tudo que você precisa saber sobre Another Eden é que é um dos melhores RPGs do Android. Todo o conceito foi desenhado por Masato Kato, o escritor de Chrono Trigger e Final Fantasy VII. Se você ainda não baixou (que vergonha!), É também um JRPG muito bom por si só, com visuais de quadrinhos impressionantes, um excelente sistema de combate baseado em turnos e um monte de personagens para colecionar. Apenas pegue-o.

ARCANE QUEST LEGENDS

Arcane Quest Legends é (surpresa, surpresa) mais um parecido com o Diablo no celular. Este se concentra muito mais em contar histórias do que em pilhagens, portanto, apela a um grupo demográfico muito diferente. Isso não quer dizer que não haja muitas maneiras de personalizar seu personagem. Os fãs de Diablo encontrarão muito o que amar aqui.

BALDUR’S GATE: ENHANCED EDITION

O RPG clássico definitivo fez um retorno triunfante no celular graças a Beamdog. Esta ‘Edição Avançada’ apresenta uma interface do usuário completamente renovada, visuais retocados e conteúdo totalmente novo. A sequência, Icewind Dale, e um novo jogo, que acontece entre o primeiro e o segundo, também estão disponíveis no celular. Beamdog, você nos estraga.

THE BANNER SAGA

Esta franquia de RPG tático taciturno mostra você caminhando por uma paisagem congelada com tema Viking em sua própria caravana. Em Banner Saga , você participará de combates no estilo Fire Emblem, explorará um mundo sombrio e tomará decisões que farão Game of Thrones parecer um show infantil. Confira nossa lista dos melhores jogos de estratégia para celular para mais séries como Banner Saga.

BATTLE CHASERS: NIGHTWAR

Battle Chasers: Nightwar faz o relógio voltar para um momento em que o SNES governava o poleiro. Tirando inspiração liberal de nomes como Final Fantasy VI, Chrono Trigger e outros, este JRPG revela recursos que foram deixados de lado nos últimos anos. Espere um combate baseado em turnos, uma história cheia de clichês e muito (e muito) trituração; tudo embrulhado em belos visuais estilo cartoon de sábado de manhã.

  Idle Heroes of Light Códigos - CD Chaves!

CAT QUEST 2

Cat Quest 2 não é tanto uma revolução quanto uma evolução. Ele joga da mesma forma e parece o mesmo, mas você pode vivenciar a aventura inteira com um amigo desta vez. Isso é uma virada de jogo em si. Aqueles que não suportam trocadilhos terríveis de gato devem assistir meow-t. (desculpa).

CHRONO TRIGGER

Em certos círculos, Chrono Trigger é considerado o pináculo dos JRPGs, portanto, não incluí-lo nesta lista seria um sacrilégio. Ajuda o fato de a porta ser realmente muito sólida; até incluindo suporte de tela cheia para o iPhone X, ao contrário da maioria das outras portas JRPG clássicas da Square Enix.

DARKEST DUNGEON

Embora Darkest Dungeon não seja um dungeon crawler no sentido tradicional, ele basicamente apresenta exclusivamente o rastreamento através de masmorras, então não incluí-lo aqui seria um crime. Você monta um grupo de aventureiros aleatórios e os envia a uma variedade de ‘masmorras’ para recuperar a propriedade de sua família. Embora os monstros continuem sendo uma grande ameaça, a maior é na verdade o sistema de psicologia.

Seus personagens enfrentarão o estresse em todas as suas formas, incluindo paranóia, medo, comportamento irracional e muito mais. Cada um deles tem seus próprios problemas para lidar e você deve lidar com eles se quiser chegar ao fim.

DRAGON QUEST VIII

Muito parecido com o Final Fantasy, há várias missões do dragão disponíveis no celular. Optamos pelo Dragon Quest VIII porque a Square Enix o atualizou para os iPhones mais recentes. Ah, e também costuma ser considerado uma das melhores entradas da franquia. Luta comigo.

ETERNIUM

O Eternium está para o celular assim como o Warfame está para o PC e o console: é o lugar para ir para coletar grandes saques. Muito parecido com o Titan Quest, ele se parece muito com o Diablo, mas apresenta muitos recursos específicos para celular; o principal deles é a capacidade de lançar feitiços e realizar habilidades desenhando símbolos com o polegar.

EXILED KINGDOMS

Exiled Kingdoms é uma joia escondida nas lojas de aplicativos móveis, com mais de 100 horas de conteúdo (se você fizer tudo). Embora não seja o jogo mais bonito da lista, é claramente um trabalho de amor da desenvolvedora 4 Dimension Games. Ele também preenche todos os requisitos, apresentando um mundo enorme, montes de itens, personalização profunda de personagens e excelente escrita – não é à toa que é um dos melhores RPGs Android.

FINAL FANTASY XV: POCKET EDITION

A maioria dos Final Fantasys está disponível no celular, e tivemos que escolher apenas um para esta lista, o que é virtualmente impossível. (Como você escolhe entre VI, VII e IX?) Então optamos por Final Fantasy XV: Pocket Edition, já que foi construído do zero para a plataforma e oferece uma excelente versão chibi do sucesso para PC e console.

GRIMVALOR

Imagine, se quiser, um jogo de plataformas semelhante ao do Souls que não apenas implementa a mecânica do Dark Souls, mas também tenta criar a mesma estética. Isso é basicamente Grimvalor; um jogo de plataforma parecido com o do Souls, onde você abre caminho através de salas de inimigos, para eventualmente enfrentar chefes. Podemos não ter a aposta de Pascal no Android (ainda), mas Grimvalor é um substituto mais do que digno; ambos desafiadores para jogar e com um sistema de controle decente.

  Códigos Shining Beyond: joias, ouro e baús de aventura

LEGEND OF GRIMROCK

A lenda de Grimrock trouxe a sensibilidade clássica dos rastreadores de masmorras ao século 21; que consistia principalmente em visuais impressionantes. Tudo o que você adora em Might & Magic, Eye of the Beholder e Ultima está aqui, com bastante combate tático, personalização profunda de personagens e segredos para descobrir. Sério, caçar segredos é uma grande parte do apelo.

MINECRAFT

Você vê um novo mundo se estendendo diante de você: como você usará esta oportunidade? Você vai construir um monumento gigantesco para si mesmo? Você vai cultivar pandas? Você vai derramar lava nas casas de seus amigos desavisados? Para aqueles de vocês que vivem em uma caverna (mas não os do Minecraft), este jogo gira em torno da construção e da sobrevivência em blocos. Mas também é um ótimo RPG, porque as possibilidades do que você pode fazer e construir em seu próprio mundinho são literalmente infinitas. É também definitivamente um dos melhores RPGs Android.

MONSTER HUNTER STORIES

A Capcom claramente olhou com inveja para a The Pokémon Company e decidiu enfiar um monte de sensibilidades Pokémon no universo Monster Hunter. Em vez de abater monstros (embora haja muitos deles também), você caça ovos e os choca. Esses monstros recém-nascidos se transformam em membros do grupo, lutando ao seu lado em algumas batalhas por turnos bacanas. Monster Hunter Stories é absolutamente um dos melhores RPGs Android – venha para os monstros fofos, fique para o sistema de combate pedra-papel-tesoura.

NEVERWINTER NIGHTS

O sucessor de Baldur’s Gate, que trouxe a jogabilidade para 3D e tirou o foco do grupo para focar em um único herói e companheiro, agora está disponível para celular de forma aprimorada. Também possui multiplayer, para quem quer jogar com outras pessoas.

OCEANHORN 2

Oceanhorn 2 expandiu o original ao estilo Zelda de praticamente todas as maneiras possíveis; pense no salto entre Zelda: A Link to the Past e Breath of the Wild e você está no caminho certo. O mundo visualmente deslumbrante é entregue em 3D, o combate é muito mais cheio de ação e há muito para ver e fazer nesta aventura de mundo verdadeiramente aberto.

PLANESCAPE: TORMENT: ENHANCED EDITION

Como Baldur’s Gate, Planescape: Torment é um clássico genuíno que foi construído no Infinity Engine e foi remodelado pelo prolífico Beamdog. Embora ainda contenha muitos combates destruidores de ossos, a ênfase está mais no diálogo e na história. Felizmente, o elemento escrito é absolutamente excelente. Além disso, possui um crânio falante chamado Morte. Disse o suficiente.

SEVERED

Severed é um daqueles jogos únicos que tira vantagem suprema da plataforma móvel, ao invés de simplesmente forçar o seu caminho através de uma simples porta. Você explora uma grande variedade de paisagens coloridas neste mundo infernal, lutando contra monstros com movimentos frenéticos de seu dedo. Pense no Fruit Ninja como um sistema de combate RPG e você estará no caminho certo.

  Lord of Heroes: Guia e dicas

STARDEW VALLEY

Considerado por muitos como o sucessor espiritual de Harvest Moon, o clássico jogo de fazenda, Stardew Valley tenta canalizar o mesmo tom descontraído e jogar de volta ao básico. No jogo, você herdou recentemente o antigo rancho de seu avô; você trabalha para fazê-lo prosperar novamente, tornar-se parte da comunidade local e talvez até encontrar um interesse amoroso para si. O jogo também é multijogador, então amigos podem vir e ajudá-lo nas tarefas. Stardew Valley é menos um jogo de fazenda e mais uma história sobre começar de novo e construir uma casa – um dos melhores RPGs para Android com certeza.

STAR TRADERS: FRONTIERS

Star Traders: Frontiers é um RPG incrivelmente profundo que o coloca no comando de sua própria nave. O que você fará com a referida nave é inteiramente sua. Você pode explorar a galáxia, estabelecer um império comercial, se tornar um pirata do espaço fanfarrão ou simplesmente mergulhar fundo na política e na história. Não importa o que você escolha, prepare-se para lutar a longo prazo.

STAR WARS: KNIGHTS OF THE OLD REPUBLIC

Star Wars: Knights of the Old Republic é a BioWare em seu melhor absoluto e continua sendo o jogo Star Wars definitivo 17 anos após seu lançamento original. Você joga como um Jedi novato, com a tarefa de salvar a galáxia dos Sith sanguinários. Ou você pode se juntar aos bandidos e ajudá-los a assumir o controle. Poucos jogos oferecem essa quantidade de escolha, mesmo hoje.

TITAN QUEST

Titan Quest é o mais próximo que você pode chegar de jogar Diablo no seu telefone; pelo menos até Diablo Immortal finalmente surgir. É um clássico por si só, depois de ter sido lançado em 2006 no PC, e apresenta tudo o que você adora no gênero. Espere uma grande variedade de ambientes para explorar, uma seleção ainda maior de saques e uma infinidade de construções de personagens para mergulhar. Para mais diversão explorando masmorras, dê uma olhada em nossa lista dos melhores jogos como Diablo para celular.

TRANSISTOR

Transistor é a continuação do Super Giant para o excelente Bastion, que estava na crista do boom indie quando o Xbox Live Arcade era o lugar para estar. Trocando os ambientes de fantasia por ficção científica embebida em neon, Transistor continuou a inovar dentro de seu próprio gênero com um estilo de combate que dobra o tempo e muita estratégia.

VARIOUS DAYLIFE

A Apple cortejou a equipe por trás do Octopath Traveler para projetar este excelente JRPG exclusivamente para o Apple Arcade. Você joga como um aventureiro recém-saído do barco com a tarefa de explorar um novo continente ao lado de um elenco crescente de personagens coloridos. Muito parecido com o Octopath Traveller, há um monte de empregos diferentes para desbloquear, misturar e combinar, proporcionando bastante profundidade para quem gosta desse tipo de coisa. Nerds.

WARHAMMER QUEST

Quando estourou na cena móvel em 2013, Warhammer Quest estava determinado a provar duas coisas: os jogos móveis não precisam ser feios (ou, pelo menos visualmente minimalistas) e podem realmente conter profundidade estratégica. Ele administrou os dois com absoluta segurança, ganhando um monte de DLC e uma sequência no processo.

Share.